Proeg realiza Fórum de Graduação e Seminário de Avaliação

Table 'proeg.web_foto' doesn't existSQL: [105] SELECT idFoto,titulo,nome,idConteudo FROM web_foto WHERE idConteudo = ? ORDER BY idFoto ASC Params: 1 Key: Position #0: paramno=0 name=[0] "" is_param=1 param_type=2 Entre os dias 4 e 6 de junho, no Auditório Setorial Básico II, das 08h30min as 18h, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) realiza dois Eventos importantes para o desenvolvimento e qualificação da graduação e dos gestores acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Fórum de Graduação e o Seminário de Avaliação, do qual fará parte o III Módulo do Curso para Gestores Acadêmicos no Âmbito da Graduação. Este Curso faz parte do Programa de Formação Continuada da PROEG e tem como objetivo subsidiar diretores e vice-diretores de unidades e sub-unidades da UFPA, para o melhor desempenho na administração acadêmica.

Durante o Fórum de Graduação, serão apresentadas a versão final da Plataforma on line do Projeto Pedagógico; o Plano de Ação da Comissão Especial para a estruturação do Núcleo de Inclusão Social da UFPA e a análise da Proposta de Alteração do Regulamento de Graduação. A Mobilidade Acadêmica também será discutida, além de uma mesa-redonda com o tema Flexibilização Curricular e suas Tendências nos Cursos de Graduação, com a presença dos professores Arlete Camargo (UFPA) e Wilson Correia (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB).

O Seminário de Avaliação, realizado em parceria com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPA, abordará a Avaliação Institucional 2012, além das avaliações Externa (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE – e avaliações in loco dos cursos de Graduação da Instituição.

O público-alvo são os gestores das unidades acadêmicas, mas o Fórum é aberto aos estudantes e técnicos. Segundo a professora Marlene Freitas, Pró-reitora de Ensino e Graduação (Proeg), essa participação é fundamental para enriquecer a discussão e definir os encaminhamentos sobre tudo o que diz respeito à graduação: “ o Forum trata de temas desde o ingresso dos alunos, passando por Projeto do Curso e seu currículo, Avaliação, Estágio, Intercâmbio e Mobilidade, além de outros, importantes e fundamentais na organização e no desempenho da graduação, e por isso devem todos participarâ€.

Temáticas – Dentre os temas do Fórum, a inclusão social é um dos mais importantes. Após portaria do Reitor Carlos Maneschy, foi criado o Núcleo de Inclusão Social da UFPA, e neste fórum, será apresentado o Plano de Ação, para o início dos trabalhos. “Nós já praticamos a inclusão na universidade, dando prioridade ao ingresso de alunos oriundos da escola pública, o ingresso de negros, índios e deficientes, mas ainda devemos ampliar essa política, para que esses alunos sejam acompanhados no seu percurso acadêmico e possam tanto quanto todos os demais, percorrer uma trajetória bem sucedida na Universidade, até a conclusão do Curso e diplomação â€, é o que afirma a Pró-reitora.

Avaliação – Em 2012, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) fará uma visita de avaliação da UFPA. Já existe, dentro da UFPA, a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), e a PROEG instituiu a Plataforma on line para a avaliação docente e dos cursos de graduação, além das avaliações externas, como o ENADE e visitas do MEC. A CPA participará do Seminário de Avaliação, que será realizado no dia 6.

Serviço:
Fórum de Graduação
Data: 04 e 05 de junho de 2012
Horário: 8h30min a 18h
Local: Auditório Setorial Básico II

Seminário de Avaliação
Data: 06 de junho de 2012
Horário: 8h30min a 18h
Local: Auditório Setorial Básico II

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Table 'proeg.web_foto' doesn't existSQL: [105] SELECT idFoto,titulo,nome,idConteudo FROM web_foto WHERE idConteudo = ? ORDER BY idFoto ASC Params: 1 Key: Position #0: paramno=0 name=[0] "" is_param=1 param_type=2
Copyright © 2012 Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA