UFPA constrói debate sobre avanços na Educação Básica e Profissional da Instituição

Table 'proeg.web_foto' doesn't existSQL: [105] SELECT idFoto,titulo,nome,idConteudo FROM web_foto WHERE idConteudo = ? ORDER BY idFoto ASC Params: 1 Key: Position #0: paramno=0 name=[0] "" is_param=1 param_type=2 Foi realizado, esta semana, o I Fórum sobre Educação Básica e Profissional, um marco na Universidade Federal do Pará, o qual teve como foco a regulação das ações da Educação Profissional e Básica da UFPA. O evento contou com a participação do pró-reitor de Extensão, Fernando Artur; e da pró-reitora de Planejamento, Raquel Borges, juntamente com toda a equipe da Coordenadoria de Educação Básica e Profissional (CEBP) da Pró-Reitoria de Ensino, que promoveu o evento. Essas participações demonstram a ação integrada que a UFPA está realizando para que as ações da Educação Profissional e Básica sejam sistematizadas no âmbito da Instituição.

O fórum iniciou-se com a apresentação do módulo para o cadastro dos alunos de cursos técnicos no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Segundo a equipe técnica do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFPA), que esteve presente, o Sistema está preparado para receber as informações das Escolas de Música e Teatro e Dança da UFPA. Entre os pontos discutidos, também estiveram: Avaliação Interna; ações do PRONATEC 2015 e atuação acadêmica da carreira Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Segundo a coordenação do evento, o período da manhã teve a participação dos professores, gestores e técnicos das escolas. Todos puderam tirar dúvidas sobre o SIGAA. Os técnicos Edson e Fabrício do (CTIC/UFPA) estiveram no evento, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas para a utilização desse Sistema. Na apresentação, ambos explicaram como tem sido o avanço no desenvolvimento do SIGAA, para que as demandas das escolas, tanto técnica quanto básica, possam ser brevemente atendidas.

Na parte da tarde, o foco esteve direcionado à discussão dos outros temas do fórum, como a atuação dos docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFPA, ações do Pronatec para 2015, criação das comissões e grupos de trabalho para tratar das ações desenvolvidas nas Escolas de Ensino Técnico da UFPA, bem como a construção do Regulamento dos Cursos Técnicos. Para a diretora de Ensino, professora doutora Socorro Flores, o fórum teve um balanço positivo.

“Planejamos, pelo menos, mais dois fóruns para 2015. A nossa perspectiva é que os grupos e as comissões apresentem seus resultados já no mês de maio, quando teremos um segundo evento pré-marcadoâ€, finaliza a diretora de Ensino.

Texto: com informações da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UFPA (PROEG)
Fotos: Alexandre Moraes

Links

Table 'proeg.web_foto' doesn't existSQL: [105] SELECT idFoto,titulo,nome,idConteudo FROM web_foto WHERE idConteudo = ? ORDER BY idFoto ASC Params: 1 Key: Position #0: paramno=0 name=[0] "" is_param=1 param_type=2
Copyright © 2012 Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA