Ferramenta facilita elaboração de planos de concursos públicos

Plataforma Atena

Table 'proeg.web_foto' doesn't existSQL: [105] SELECT idFoto,titulo,nome,idConteudo FROM web_foto WHERE idConteudo = ? ORDER BY idFoto ASC Params: 1 Key: Position #0: paramno=0 name=[0] "" is_param=1 param_type=2 A Universidade Federal do Pará dispõe de uma nova ferramenta eletrônica, a Plataforma Atena, criada para atender as demandas de elaboração de planos de concurso, gerenciamento e controle de vagas para ingresso na carreira de magistério superior da Instituição. O principal objetivo é padronizar o processo de tramitação, preenchimento e análise dos planos de concurso, evitando, dessa forma, o desperdício de tempo no que diz respeito à análise dos documentos no prazo que vai do planejamento à publicação de editais.




A ferramenta foi criada pela Assessoria de Informação e Tecnologia da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG). O software foi desenvolvido pelo servidor Vitor Castro e pelo bolsista Rodrigo Brasil, aluno do curso de Sistemas de Informação da UFPA. A Plataforma Atena já está disponível. Ao todo, 87 planos referentes a concursos para provimento de cargos de professores na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) podem ser gerenciados por meio da ferramenta eletrônica. A UFOPA prevê a realização de 118 concursos para professores e 166 para técnico-administrativos.





A UFPA, no entanto, tem prazos institucionais para a realização de 163 concursos referentes a vagas criadas nos campi do interior pelo Programa de Reestruturação das Universidades (REUNI) e, para não perder os recursos destinados para tal, precisa elaborar os planos dos certames até o fim do ano. A Plataforma somente aceitará cadastro de planos que estejam, totalmente, em consonância com as novas regras estabelecidas pela Resolução nº3.911 (http://www.proplan.ufpa.br/site/docs/Resol_3911_09.pdf), que regulamenta a realização de concurso público de provas e títulos para o ingresso nas carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico na UFPA.




“O programa vai facilitar e permitir a todas as unidades envolvidas nos processos de criação de planos de concursos trabalharem de forma on line, direta e interativaâ€, afirmou a pró-reitora de Ensino e de Graduação, Marlene Freitas, durante a última reunião do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Além da análise dos planos, a Plataforma ofertará a possibilidade de composição de bancas de concursos e outros procedimentos.





Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Table 'proeg.web_foto' doesn't existSQL: [105] SELECT idFoto,titulo,nome,idConteudo FROM web_foto WHERE idConteudo = ? ORDER BY idFoto ASC Params: 1 Key: Position #0: paramno=0 name=[0] "" is_param=1 param_type=2
Copyright © 2012 Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA