Apresentação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) promove, no período de 03 a 05 de outubro, o SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS (SEPEDUC/2018) da UFPA que constitui parte integrante do I SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO (I SIEPE).

Com a temática ‘Saberes Educacionais, Inovação e Qualidade: territórios de construção do ensino de graduação’, o SEPEDUC-2018 objetiva promover debates e trocas de experiências sobre concepções e práticas educacionais pautadas na busca pela qualidade, inovação e por ‘saberes’ diferenciados desenvolvidos em meio aos processos de ensino e aprendizagem na graduação, como expressão de compromisso com a melhoria da educação superior, nos diversos espaços multicampi da UFPA.

As experiências educacionais situam-se, preferencialmente, no âmbito dos projetos vinculados às ações institucionais da PROEG, mas, adicionalmente serão apresentados trabalhos de natureza espontânea advindos de experiências que não estejam diretamente vinculadas às ações em questão.

Após a saudação inicial, feita pelo professor Edmar Costa, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), professor Emmanuel Zagury Tourinho, usará da palavra para discorrer sobre aspectos conjunturais da Educação Superior.

A participação da comunidade acadêmica é importante para o sucesso desse espaço de interlocução, considerando que os trabalhos serão apresentados na programação do I Seminário Integrado de Ensino-Pesquisa-Extensão, com vistas à publicação das experiências educacionais nos Anais do SEPEDUC-2018.

PARTICIPE!

Programação

SEPEDUC – 03 a 05 de outubro (quarta-feira a sexta-feira) - 2018
LOCAL: Espaço de Ensino Mirante do Rio da UFPA, no campus Guamá, Belém.

DIA 03 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

09 às 12 – Credenciamento

14 às 16 – minicursos e oficinas

DIA 04 E 05 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA)

09 às 12 e 14 às 16 – Apresentação de trabalhos

PROJETOS VINCULADOS A DIRETORIA DE INOVAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO (DIQUALE) e DEMANDA ESPONTÂNEA

Trabalhos do dia 04 de outubro Trabalhos do dia 05 de outubro

PROJETOS VINCULADOS A DIRETORIA DE APOIO A DOCENTES E DISCENTES (DADD)

Trabalhos do dia 04 de outubro

Aos participantes do SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS DA UFPA – SEPEDUC/2018, ressaltamos que conforme EDITAL PROEG 05/2018, item 2.1.2. a participação não é obrigatória para os projetos dos Campi do Interior.

Nesses termos, informamos que caso o nome do apresentador do trabalho não seja informado na relação de participação, não será necessário entrar em contato para ajustes. Isto poderá ser feito no dia do evento.

As inscrições SEPEDUC ESTÃO ENCERRADAS

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE):
Tel: 3201-7909
E-mail: diqualeproeg@ufpa.br


Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD):
Tel: 3201-7451
E-mail: diretapoiodocenteediscente@gmail.com

Localização

CURSOS

1. Título: Oficina de produção de aplicativos educacionais
Descrição: esta oficina tem o objetivo de apresentar plataformas para produção de aplicativos, para serem utilizados tanto pelos professores, quanto pelos alunos. As plataformas que serão apresentadas, podem ser utilizadas tanto em dispositivos móveis, quanto em computadores.
Ministrante: Edilson dos Passos Neri Junior
Sala: 201
Vagas: 30


2. Titulo: Construção de material didático para o trato com a diversidade Étnico racial na formação de professores
Descrição: a oficina objetiva munir os alunos dos cursos de formação de professores com referenciais para o trato com a diversidade etnicorrecial através da didática usando as categorias contextualização, transceralidade e interdisciplinaridade. Serão 40 min com a parte teórica e 80 min p confecção de recursos didáticos na proposta de tabuleiro. Além disso, serão apresentadas possibilidades de utilização de aplicativos.
Ministrante: Helena Rocha
Sala: 202
Vagas: 25


3. Título: Introdução à Libras
Descrição: Libras básico contemplando o alfabeto manual, os parâmetros da Língua Brasileira de sinais, práticas da Libras em frases acadêmicas simples.
Ministrante: Jefferson Corrêa do Nascimento (CoAcess/SAEST)
Sala: 203
Vagas: 20


4. Título: A experimentação no Ensino de Biologia: contribuições de Piaget, Ausubel, Vygotsky
Descrição: O minicurso apresenta-se uma breve discussão sobre a experimentação no Ensino de Biologia com base nas ideias de Piaget, Ausubel e Vygotsky. Expõem-se diferentes concepções para a prática experimental e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem assinalando para a inclusão da pluralidade metodológica nas salas de aula.
Ministrantes: Hericton João da Costa Raiol, Liliany Lobato Viana, Paulo Roberto de Souza Ferreira Júnior, Carlos André Bezerra Leite
Sala: 204
Vagas: 15


5. Título: Experimentos para o Ensino de Física com materiais de baixo custo
Descrição: produção de experimentos com materiais de baixo custo para o ensino e a aprendizagem de conceitos da Física.
Ministrantes: Luis Carlos Bassalo Crispino e equipe
Sala: 205
Vagas: 20


6. Título: Liderança e Trabalho em Equipe
Descrição: Liderança e trabalho em equipe estão diretamente ligados, onde o líder é o profissional que conduz os demais nos processos de trabalho. Além disso, hoje ele é o responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e equipes a fim de explorar o máximo de suas competências e conhecimentos. O mini curso abordará as características e atitudes necessárias para pessoas que exercem liderança de maneira formal ou informal. Serão apresentados os desafios e elementos fundamentais para se obter sucesso em qualquer relacionamento que envolvam pessoas.
Ministrante: Dinaudu de Oliveira Loureiro Junior
Sala: 206
Vagas: 30

7. Título: Gestão do Tempo para Produtividade
Descrição: Cada vez mais, o fator tempo tem se tornado algo valioso em nossa rotina. O minicurso Gestão do Tempo para Produtividade busca refletir sobre a importância de administrar o tempo na atualidade, apresentando algumas dicas e estratégias que lhe ajudarão a conciliar as inúmeras responsabilidades e desafios que são impostos ao seu cotidiano, tanto no ambiente de trabalho, como na vida acadêmica e pessoal.
Ministrante: Naíma Comesanha e Silva
Sala: 207
Vagas: 30


8. Título: Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho
Descrição: estratégias para desenvolver relações interpessoais entre colaboradores, disseminando esta cultura de qualidade profissional, para criar não só um ambiente de harmonia, mas também de respeito mútuo, em que todos saibam conviver com opiniões e pontos de vista diferentes.
Ministrante: Diego Cardoso
Sala: 208
Vagas: 30


9. Título: Eu ensino, tu ensinas, nós aprendemos
Descrição: Oficina tem como tema as metodologias ativas de aprendizagem, mais especificamente a aprendizagem por pares (Peer Instruction).
Ministrante: Leidiane Santos e Suellainy Cruz
Sala: 209
Vagas: 16


10. Título: Leitura em Braille: teoria e prática
Descrição: Método simples e rápido para leitura em Braille adotado na educação japonesa será aplicado, com as devidas adaptações, para leitura de palavras em língua portuguesa e inglesa. Os exercícios de leitura serão impressos em Braille (em alto relevo) e em tinta (tinta). Este mini-curso é indicado para pessoas com idade acima de 12 anos, com ou sem deficiência visual. (favor, indicar no ato da inscrição caso seja pessoa com DV).
Ministrante: Juliana Bentes Marques
Sala: 210
Vagas: 20


(As inscrições serão fornecidas aos participantes que se inscreveram por meio do formulário através do e-mail disponibilizado ou poderão acessar o link de inscrição abaixo. Lembrando que os minicursos e oficinas estarão disponíveis aos participantes que já efetuaram seu cadastro no evento anteriormente no prazo estipulado e a seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição até alcançar a quantidade de vagas disponíveis)

Inscrição