Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Avaliação dos Cursos
Início do conteúdo da página

Avaliação dos cursos

Published: Tuesday, 01 August 2023 01:09 | Hits: 2135

No Brasil, a avaliação dos cursos graduação é regida pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esse sistema, por meio das avaliações, produz uma série de indicadores que auxiliam no processo de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos cursos de graduação, assim como servem para medir a qualidade da educação superior brasileira. 

O SINAES determina que processo de avaliação deve ocorrer de maneira externa e interna nas Instituições de Ensino Superior (IES). No processo de avaliação externa, o Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que conduz o processo avaliativo da graduação, utiliza como procedimento de avaliação a visita in loco – objetiva avaliar os cursos em seus locais de oferta avaliando a organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura –, assim como utiliza o ENADE como instrumento de avaliação dos estudantes dos cursos de graduação.

No processo de avaliação interna das IES, a responsável por conduzir a avaliação é Comissão Própria de Avaliação (CPA). Essa comissão utiliza instrumentos próprios em que sua comunidade acadêmica participa de sua autoavaliação, no caso da UFPA, um dos instrumentos utilizados e coordenados pela CPA é o Minha Opinião. Para além desse instrumento, a UFPA utiliza um segundo, esse de responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), o Avalia-Graduação.

Todos os procedimentos e instrumentos de avaliação da educação superior surgidos a partir do SINAES garantem maior controle da qualidade da educação superior brasileira, publicizando dados das IES e seus cursos à sociedade, principal beneficiada desse processo.

Na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), a Coordenadoria de Avaliação e Desempenho de Cursos (CADC) atua no assessoramento as Faculdades, aos docentes e aos discentes na avaliação dos cursos, além de acompanhar, sistematizar e avaliar os resultados da avaliação interna (autoavaliação - Avalia) e das avaliações externas (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade e Avaliação de Cursos).

 

Link da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, clique aqui
Link do SINAES, clique aqui
Link da CPA, clique aqui
Link do Minha Opinião, clique aqui
Link do Avalia, clique aqui

Fim do conteúdo da página