Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página

Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Published: Thursday, 03 August 2023 13:11 | Hits: 1374

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Intuições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Atenta a essa demanda formativa, a Universidade Federal do Pará (UFPA), representada pela Pró-Reitoria de Ensino da Graduação (PROEG), envidou esforços e construiu coletivamente seu projeto institucional.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Programa de Residência Pedagógica (PRP) teve sua primeira versão desenvolvida de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, com o objetivo de contribuir na formação docente dos (as) alunos/as dos cursos de licenciatura da Instituição, além de fortalecer o vínculo entre a escola básica e a Universidade, com ações e estratégias que envolveram docentes e discentes dos nossos cursos e das escolas de Educação Básica das redes públicas estadual e municipais.

Os resultados obtidos foram extremamente interessantes, provocativos e com desdobramentos para pesquisas e estudos. As ações e estratégias desenvolvidas nas escolas de educação básica, como parte do desenvolvimento do PRP/CAPES/UFPA, causaram grande impacto não somente nas escolas básicas, mas também no âmbito universitário, visto que essa vivência prática, representada por dezoito meses de imersão nas escolas de educação básica, contribuiu para a revisão de práticas docentes, projetos pedagógicos e para as pesquisas no campo educacional.

São objetivos específicos do PRP:
I - fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
II - contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
III - estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
IV - valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e
V - induzir a pesquisa colaborava e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

A Coordenação Institucional do PRP está vinculada a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino ( DIDEN), subunidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.  

Para mais informações sobre a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino, clique aqui

Para mais informações sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na UFPA, acesse: https://residenciapedagogica.ufpa.br/

Fim do conteúdo da página