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Estrutura Organizacional

Published: Wednesday, 26 April 2017 10:22 | Hits: 19929

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará - UFPA apresenta sua configuração organizacional conforme o organograma abaixo disposto.

 FONTE: PROEG/UFPA 2022

O desenho organizacional acima representa a disposição estrutural da unidade, que visa o contínuo fortalecimento das ações que envolvam a construção de políticas de qualificação voltadas à melhoria do ensino de graduação. O referido organograma teve sua aprovação validada pela unidade em RAT (Reunião de Avaliação Tática) ocorrida em março/abril de 2022. Ainda em 2022, a estrutura deverá seguir para aprovação regimental, mas encontra-se em pleno funcionamento com 4 (quatro) diretorias e 11 (onze) coordenadorias, bem como suas subunidades de assessoramento: Secretaria Executiva e Assessorias Técnicas, sendo uma de Tecnologia, Informação e Comunicação e outra de Orçamento e Finanças.

 

SECRETARIA EXECUTIVA

Subunidade de assessoramento e execução de atribuições e diretrizes administrativas e de assessoria imediata da Pró–Reitoria."

 

ASSESSORIAS TÉCNICAS:

TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A Assessoria Técnica de tecnologia, informação e comunicação controla as atividades relacionadas à identificação e tratamento das necessidades tecnológicas da PROEG. É de sua responsabilidade, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de informações que auxiliam os diversos setores na condução ágil e eficiente de suas atividades, estabelecendo ações antecipadas para solucionar questões que venham promover o melhor gerenciamento das Diretorias da Unidade. 

 

ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

A Assessoria Orçamentaria e Financeira da PROEG foi instituída a partir do ano 2016 como Coordenadoria, vinculada à Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas. Atualmente, como assessoria, encontra-se vinculada ao Gabinete da Pró-reitoria, tendo como principais atribuições: A coordenação do orçamento e finanças, com base no Plano de Desenvolvimento da Unidade; A Formalização, execução e prestação de contas da PROEG; A análise dos contratos de serviços, a partir das necessidades, identificando os custos baseado na Lei Nº 8.666 e 14.133; E ainda, a realização do monitoramento orçamentário e financeiro das Diretorias, bem como propor à Pró-reitoria, normas e procedimentos visando orientar as Diretorias para um melhor uso do Orçamento.

 

 DIRETORIAS:

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO (DIDEN)

Na condição de Subunidade administrativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UFPA), a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DIDEN) assume a responsabilidade tática de sistematizar as políticas curriculares do ensino de graduação, apoiar e acompanhar os processos de regulação e avaliação de cursos de graduação, em parceria com outras instâncias acadêmicas, e acompanhar aspectos político-educacionais da gestão da educação básica, técnica e profissional da UFPA.

 

DIRETORIA DE INOVAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO (DIQUALE)

 A Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE) é Subunidade estratégica da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a função de promover, em conjunto com outras instâncias da Universidade, inovações didáticas, pedagógicas, de gestão acadêmica, de espaços e de infraestrutura que qualifiquem o Ensino de Graduação e o de Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

 

DIRETORIA DE APOIO A DOCENTES E DISCENTES

 A Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes – DADD desenvolve suas atividades de apoio a docentes e discentes, por meio de orientação e acompanhamento acadêmico dos estudantes, processos de formação continuada (Docentes e Gestores acadêmicos), atua no monitoramento dos principais indicadores dos cursos de graduação. A diretoria atua, também, no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBID, bem como na interlocução entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e a Coordenadoria Geral de Relações Estudantis do SeSu/ MEC/.

 

DIRETORIA DE MOBILIDADE E GESTÃO DE PROGRAMAS (DMGP)

A Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas é exercida por um Diretor, subordinado ao Pró-Reitor de Ensino de Graduação, que desenvolve suas atividades sobre as mobilidades acadêmicas nacionais e internacionais de estudantes ligados ao ensino de graduação da UFPA e de Universidades Federais pertencentes ao Convênio ANDIFES.

 

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