Programa de Educação Tutorial (PET)
O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.
O PET é um dos mais antigos e longevos programas da política educacional brasileira e sua primeira versão entrou em vigor em 1979. Desde então, vem contribuindo com a formação integral de importante parcela dos estudantes de graduação do país. A base do programa são grupos de trabalho situados em instituições de ensino superior (IES), lideradas por um docente experiente e que realiza atividades acadêmicas extracurriculares diversificadas com um grupo de alunos provenientes de um ou mais cursos de graduação. Para fazer parte de um grupo, o aluno precisa ter desempenho acadêmico de destaque em qualquer área do conhecimento.
O programa PET tem como componente central a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para uma formação integral, o que propicia aos alunos uma compreensão ampla e aprofundada de sua área de formação. O financiamento é feito por meio da concessão de bolsas aos discentes e ao tutor do grupo, como forma de incentivá-los a se concentrar prioritariamente nos estudos e ao tutor para que planeje e execute as atividades. Além de bolsas para os estudantes e o tutor, o Grupo PET recebe também recursos que cobrem as atividades coletivas do grupo.
Desde sua origem, o PET objetivou oferecer aos alunos do programa uma formação de excelência, contribuindo para tornar seus egressos profissionais e acadêmicos mais qualificados do que os que não passaram pelo programa. Ao longo das várias décadas de atuação, o PET passou por diversas alterações em seus objetivos e estratégias, ainda que mantida sua principal característica de formação diferenciada e grupos de excelência. Mais ainda, o PET manteve-se um programa governamental de importância reconhecida pela comunidade acadêmica, o que se comprova pela existência de diversos artigos científicos e dissertações de mestrado produzidos por ex-alunos e ex-tutores do programa.
Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a coordenação geral do PET é realizada pela Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD), subunidade da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).
Atualmente a UFPA conta com 14 grupos PET em diversas áreas do conhecimento, conforme pode ser verificado abaixo:
- PET Ciências Biológicas
- PET Engenharia Civil
- PET Engenharia de Pesca
- PET Engenharia Elétrica
- PET Engenharia Mecânica
- PET Engenharia Sanitária e Ambiental
- PET Farmácia
- PET Física
- PET Geofísica
- PET Geografia
- PET Geologia
- PET Interdisciplinar
- PET Letras - Língua Portuguesa
- PET Medicina e Enfermagem
Para mais informações sobre a Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD), acesse aqui
Para mais informações sobre o PET UFPA, acesse o site do Programa aqui
Redes Sociais