Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informação para Calouros
Início do conteúdo da página

Informações gerais para os calouros

Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 19h29 | Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 11h11 | Acessos: 1105

A Universidade Federal do Pará – UFPA tem muita alegria de te receber como novo(a) aluno(a) da Instituição. O Manual do Aluno, que tu podes baixar aqui, traz instruções básicas para o início da tua vida na UFPA. O Calendário Acadêmico é um documento importante para que cuides das tuas tarefas acadêmicas, sabendo das datas e prazos importantes. É bom que acesses o site da UFPA diariamente. Sempre há boas novidades e oportunidades imperdíveis por lá.

 

Atenção, Atenção!

Lei nº 12.089/2009 orienta sobre a proibição de uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, em cursos de graduação, em instituições públicas de ensino superior. Se tu possuis matrícula em uma instituição pública de ensino superior e desejas te matricular em outra deves solicitar o cancelamento de vínculo em uma delas. Há orientações sobre solicitar o cancelamento de matrícula na UFPA aqui.

Informa-te sempre! 

Ao te matriculares, tu terás acesso a um e-mail institucional. Faz bom uso do teu e-mail zelando por ele. Entra no site da UFPA diariamente, ou ao menos duas vezes por semana para conhecer mais tua instituição de ensino superior e tua faculdade e instituto.

 

Vida no Campus!

Para conhecer melhor o campus deves te familiarizar com o ambiente universitário. Faz um passeio pela faculdade, os espaços que farão parte da tua rotina — salas de aula, biblioteca, laboratórios de pesquisa, lanchonetes, RU etc.

Deves te sentir realmente incluído no ambiente acadêmico. A UFPA é uma instituição inclusiva, em que atitudes de violência, preconceito ou constrangimento não são aceitas. Assim desejamos que as atitudes correntes na UFPA sejam plenas de respeito e tolerância que é base para um verdadeiro entrosamento entre os membros da comunidade universitária.

A diversidade também marcante na instituição pede a prática do respeito às diferenças e é responsabilidade de todos. Na vida universitária, vais conviver com pessoas dos mais variados perfis, crenças e ideologias. Essas mudanças de ambiente pedem uma dose maior de maturidade, não havendo espaço para brincadeiras de mau gosto e atitudes discriminatórias.

A universidade é um local de incentivo à cultura da paz. Os estudantes precisam refletir sobre suas opiniões e assumir uma postura mais empática em relação aos colegas. Nenhum tipo de preconceito pode ser tolerado, especialmente surgindo de pessoas que estão em formação e que têm a oportunidade de transformar a sociedade em que estão.

Fim do conteúdo da página