Página inicial > Notícias > RESULTADO PRELIMINAR - LABINFRA 2020

Programa de Formação Continuada – Aula Inaugural

Published: Wednesday, 26 April 2017 16:18 | Hits: 1414

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD), está promovendo no período de 17 a 24 de abril de 2017 o Programa de Formação Continuada, que figura dentre as ações que buscam reforçar a qualidade do ensino na Graduação e o diálogo com a Educação Básica e a Educação Profissional. O programa, que já integrava as ações da PROEG desde 2010, se alinha aos estudos acerca da importância da formação continuada de profissionais da educação em processos de permanente qualificação e aperfeiçoamento, bem como atende a uma demanda legal no que se refere a formação continuada de professores ingressantes na instituição. O relançamento foi demarcado pela Aula Inaugural, proferida pela Professora Dra. Jane Felipe Beltrão, no dia 17/04, às 18h, no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), a mesma contou com a presença do Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, Vice- Reitor da UFPA; Técnica em Assuntos Educacionais Maria Bernadete Souto do Nascimento, Representante da Pró-Reitoria de Extensão; Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes, Coordenador do Campus da UFPA em Ananindeua; Profª Drª Dalva Valente Guimarães Gutierres, Diretora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação; Profª Drª Sheila Costa Vilhena, Diretora de Inovação e Qualidade do Ensino(PROEG); Profª Drª Clarice Nascimento de Melo, Diretora de Desenvolvimento do Ensino (PROEG); Profª Drª Isabel Cristina Rodrigues Lucena, Diretora do Instituto de Educação Matemática e Científica; Profª Drª Terezinha Valim Oliver Gonçalves ; Profª Drª Émina Márcia Nery dos Santos ; Prof. Dr. João Santos Nahum; Profª Drª Maria do Socorro da Costa Coelho; Prof. Dr. Cristian Berrío Zapata, Coordenador da Pós Graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Profª Drª Wilma de Nazaré Baía Coelho, Coordenadora do Evento e representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Estavam presentes, ainda, sessenta (60) professores participantes dos cursos oferecidos no período.

Os docentes vinculados a todos os campi da UFPA serão contemplados neste programa, cujos percursos formativos apontam temáticas prioritárias a serem trabalhadas, em acordo com os interesses da comunidade acadêmica. Nesta primeira etapa, os ingressantes vinculados ao campus de Belém, participarão dos seguintes Cursos e Oficina:

1 - Curso de Avaliação da Aprendizagem
No dia 17 de abril, de 2017, de 8h às 18h, foi ministrado pela Profa. Dra. Isabel Lucena, no Laboratório de Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e pela Profa. Dra Socorro Coelho, no Espaço de Ensino Mirante do Rio sala -102.

2 - Curso de Planejamento de Ensino
No dia 18 de abril, de 2017, de 8h às 18h, ministrado, hoje, pela Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho no Mini Auditório do prédio anexo à Reitoria e pela Profa. Dra. Émina Santos, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

3 - Curso de Práticas de Ensino
No dia 19 de abril, de 2017, de 8h às 18h, a ser ministrado pela Profa. Dra. Terezinha Oliver Gonçalves, no Espaço de Ensino Mirante do Rio - Sala 104 e pelo Prof. Dr. João Nahum, no Espaço de Ensino Mirante do Rio sala -102.

4 - Curso de Legislação da Educação Superior
Nos dias 20 e 24 de abril de 2017, a ser ministrado pelo Prof. Dr. Mauro Coelho, no Espaço de Ensino Mirante do Rio, sala -102, no horário de 8h às 18h.

5 - Oficina de SIGAA como facilitador das atividades docentes
No dia 18 de abril de 2017, ministrado, hoje, pela Profa. Dra. Joelma Morbach, no Laboratório da Faculdade de Matemática (ICEN)