Página inicial > Notícias > Semana do calouro 2019

Semana do calouro 2019

Published: Friday, 22 February 2019 10:50 | Hits: 3535

De 11 a 14 de março, a Universidade Federal do Pará (UFPA) dá as boas-vindas aos mais de sete mil estudantes que acabam de se tornar universitários: os calouros/2019. Com orientações, debates, palestras e programação cultural, cada um deles vai poder entender um pouco mais sobre seu novo lugar no mundo: a universidade pública.

Com o tema “Universidade Pública: Ciência, Cidadania e Desenvolvimento Social”, a UFPA pretende refletir sobre a importância e complexidade da universidade e sua atuação fundamental em defesa da sociedade e promoção do desenvolvimento.

programação é organizada pelas Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex) e conta com a participação de setores que possuem atuação direta com os estudantes, como a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) e a Prefeitura do Campus.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa, “A Semana do Calouro representa o momento de confirmação de pertencimento do novo aluno à sua nova casa, quando terá uma visão geral da estrutura acadêmica da UFPA, além de informações importantes que irão facilitar esse período inicial de adaptação”.

Programação – A programação da semana é dividida em etapas e a clientela é recepcionada em um dia específico, conforme a área do curso para o qual o candidato foi aprovado. Em cada dia da programação, o reitor Emmanuel Tourinho saudará os calouros, e os demais gestores da Administração Superior serão apresentados aos estudantes.

Também são aguardadas a exposição de Gilmar Silva, vice-reitor, e de Zélia Amador, assessora de diversidade da UFPA, os quais explicarão um pouco sobre as políticas de ações afirmativas da UFPA e o ambiente plural da Universidade. Serão apresentados, ainda, informes sobre Assistência Estudantil, Mobilidade Nacional e Internacional (conhecidas como intercâmbios) e Iniciação Científica.

O ponto alto do evento será a aula magna, ministrada por professores convidados e que unem o tema da programação a debates em cada área do conhecimento. No final da manhã, apresentações de diversos grupos da Escola de Música da UFPA (Emufpa) e Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) mostram como a universidade une conhecimento e talento na área das artes.

Muito mais – Além da programação principal, uma programação paralela, organizada por vários projetos e espaços da UFPA, também dará as boas-vindas aos novos alunos. Eles poderão conhecer o campus com o Projeto Campus Tur, doar material usado para a preparação para o vestibular, o Trote Solidário e Sustentável da Prefeitura do Campus, visitar o espaço Itec Cidadão, saber mais sobre empreendedorismo no Workshop da Universitec e ainda colaborar com a saúde pública, doando sangue na unidade móvel do Hemopa.

O contato entre os calouros e alunos veteranos também é fundamental e assegurado com a participação do Diretório Central dos Estudantes, durante a programação oficial da Semana do Calouro e ainda em cada curso, com oficinas, palestras, eventos e serviços organizados especificamente por cada Centro Acadêmico.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Proex/Divulgação