Organograma PROEG
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará - UFPA apresenta sua configuração organizacional conforme o organograma abaixo disposto.
A estrutura apresentada, ainda passa por reformulação e análise de competências específicas, devendo seguir para aprovação em conselho superior e posterior registro em regimento interno.
01. SECRETARIA EXECUTIVA INTEGRADA (SEI)
Subunidade de assessoramento e execução de atribuições e diretrizes administrativas, e de assessoria imediata da Pró–Reitoria, integrada pela secretaria executiva, com o apoio técnico de uma secretária de diretorias e um protocolo exclusivo para a unidade, conforme descrição a seguir:
A Secretaria Executiva Integrada é subunidade dirigida por um servidor de nível superior, indicado pelo Pró-Reitor, à qual compete:
I – Receber, registrar e controlar informações, documentos e processos encaminhados ao Pró–Reitor de Ensino de Graduação, informando aos interessados a sua tramitação, bem como efetuar a distribuição de expedientes;
II – Orientar, planejar, organizar, monitorar e avaliar os serviços e processos de secretaria.
III – Atender ao público interno e externo por meio presencial, telefônico ou correio eletrônico prestando informações e dando direcionamento às diferentes demandas institucionais;
IV - Assessorar o Pró-Reitor e os diretores quanto ao controle de frequência, férias e licenças dos servidores lotados na PROEG;
V – Organizar e assessorar as reuniões da PROEG;
VI – Gerenciar informações administrativas necessárias ao desenvolvimento das atividades da PROEG;
VII – Organizar e acompanhar a agenda institucional do Pró–Reitor;
VIII – Realizar procedimentos pertinentes às viagens do Pró–Reitor e diretores, quando estes estiverem representando o Pró-Reitor;
IX – Coordenar e controlar o recebimento, guarda, distribuição e controle de material, móveis e equipamentos da PROEG;
X – Manter organizado o arquivo corrente, encaminhando ao Arquivo Central, quando for o caso, os processos previamente triados;
XI – Assessorar as avaliações de servidores em estágio probatório, e se necessário propor a constituição das comissões avaliadoras;
XII – Elaborar e apresentar planos e relatórios anuais das ações desenvolvidas pela Secretaria.
XIII – Controlar solicitações de portarias junto à PROGEP para substituições do Pró-Reitor em casos de impedimento, visando a manutenção das atividades da Unidade.
XIV – Assessorar a Pró–Reitoria em coleta de dados, informações e em encaminhamentos administrativos, necessários à continuidade dos serviços e à tomada de decisões;
XV – Apresentar em tempo oportuno planos e relatórios anuais e de acompanhamento das ações desenvolvidas pela subunidade.
À Secretária das Diretorias, subordinada à secretaria executiva integrada compete:
I – Controlar solicitações de portarias junto à PROGEP para substituições de diretores e coordenadores em casos de impedimento;
II – Realizar o Controle e atualização regular da lista de contatos dos dirigentes da UFPA;
III – Apoiar as Diretorias no controle, tramitação, arquivo e triagem de documentos e processos,
IV – Realizar procedimentos pertinentes às viagens dos diretores, coordenadores e convidados da PROEG;
V – Assessorar as diretorias em eventuais coletas de dados, informações e em encaminhamentos administrativos, necessários à continuidade dos serviços e à tomada de decisões.
Ao Protocolo, subordinado à secretaria executiva integrada compete:
I – Formalizar processos da unidade junto ao Protocolo Geral da UFPA;
II – Receber documentos, processos e materiais destinados à PROEG, realizando o devido controle e registro nos sistemas disponibilizados pela UFPA;
III – Arquivamento de documentos e processos, com orientação da Secretaria Executiva e/ou do Arquivo Central;
IV – Entregar documentos, processos e outros materiais em seus setores de destino;
V – Realizar o controle de expedição e a entrega de malotes e correspondências da PROEG junto ao Arquivo Central;
VI – Prestar apoio à Secretaria Executiva no recebimento e entrega de materiais de expediente e permanentes, e no controle de patrimônio e organização de almoxarifado; assim como em demais atividades administrativas necessárias à continuidade das atividades da Pró-Reitoria.
A proposta de atualização foi analisada e validada pelo dirigente máximo da unidade, sendo, no entanto, sugerida a renomeação da subunidade para SECRETARIA EXECUTIVA INTEGRADA (SEI), já que será integrada pela secretária executiva, secretária de diretorias da unidade e pelo protocolo.
02. ASSESSORIA MULTICAMPI DE APRENDIZAGEM (AMA)
A Assessoria Multicampi de Aprendizagem é subunidade dirigida por um servidor de nível superior, indicado pelo Pró-Reitor, à qual compete:
I – Estabelecer visitas nos Campi;
II – Receber, registrar situações acadêmicas dos Campi, encaminhando aos setores competentes da PROEG;
III – Acompanhar, quando solicitada, as visitas do Pró-Reitor aos Campi;
IV – Prestar comunicações de ações da PROEG;
V – Elaborar e apresentar planos e relatórios anuais das ações desenvolvidas pela subunidade.
VI – Apresentar em tempo oportuno planos e relatórios anuais e de acompanhamento das ações desenvolvidas pela subunidade.
03. ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO (APA)
A Assessoria de Planejamento e Avaliação é subunidade ocupada por servidor de nível superior indicado pelo Pró-Reitor, à qual compete:
I – Atuar junto às Diretorias da PROEG no acompanhamento dos indicadores previstos no Plano de Desenvolvimento da Unidade e no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, gerando relatório de tais atividades;
II – Submeter à apreciação do Pró-Reitor o Relatório Anual de Gestão da Unidade consolidado, a partir dos dados e informações das subunidades;
III – Atuar como Agente de Capacitação da PROEG, sendo responsável por acompanhar o desenvolvimento dos servidores durante o processo de capacitação, divulgar os eventos de aprendizagem, homologar inscrições nos sistemas institucionais e prestar informações aos setores competentes quando solicitado;
IV - Assessorar as Diretorias na realização de eventos da unidade, ou quando na execução de Editais e outras atividades, quando determinado pelo Pró-Reitor.
V - Assessorar a unidade nos processos de estruturação e reestruturação organizacional, mapeamento de competências e processos organizacionais;
VI - Estimular e promover junto à unidade a implementação de ferramentas práticas para o fortalecimento da gestão com foco na melhoria contínua.
Ainda que não esteja demonstrado no organograma, a Assessoria de Planejamento e Avaliação é parte da estrutura organizacional da PROEG, não havendo a necessidade de constar formalmente em organograma e nem em regimento.
04. DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO (DIDEN)
A Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DIDEN) é subunidade administrativa subordinada à Pró Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), dirigida por servidor indicado pelo Pró-Reitor, à qual compete:
Assessorar e acompanhar as unidades e subunidades acadêmicas nas questões relativas à elaboração e atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação e das escolas de educação básica, técnica e profissional, bem como à regulação e avaliação dos cursos, buscando fomentar o diálogo permanente entre os projetos de desenvolvimento do ensino de graduação da instituição, as políticas educacionais nacionais e as demandas da sociedade no mundo do trabalho e nas práticas sociais.
A DIDEN está estruturada por suas equipes técnicas, composta por três coordenadorias, como segue:
Coordenadoria de Avaliação e Desempenho de Cursos (CADC)
À Coordenadoria de Avaliação e Desempenho de Cursos, dirigida por um servidor de nível superior, subordinado ao Diretor de Desenvolvimento do Ensino, compete:
I – promover a discussão, acompanhamento e avaliação dos cursos de graduação e definir regras, instrumentos e monitoramento da avaliação das atividades de ensino de competência da PROEG;
III – dar encaminhamento ao diagnóstico das avaliações dos cursos junto aos setores competentes da UFPA, para provimento às demandas apresentadas;
III – executar procedimentos com vistas ao reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação;
IV – exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Coordenadoria.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão Curricular (CAC)
À Coordenadoria de Acompanhamento e Gestão de Cursos, dirigida por um Coordenador, subordinado ao Diretor de Desenvolvimento do Ensino, compete:
I – articular com as correspondentes unidades e subunidades acadêmicas e com instituições de Educação Básica a elaboração e execução de projetos de educação continuada para os docentes da UFPA;
II – acompanhar o planejamento acadêmico dos cursos;
III – manter atualizado e divulgar o Manual do Gestor de Curso, contendo as instruções sobre estrutura e procedimentos acadêmicos;
IV – analisar e manifestar-se sobre propostas de criação ou extinção de cursos, ampliação ou diminuição de vagas e propostas referentes à atualização e implementação de projetos pedagógicos, em articulação com as unidades acadêmicas interessadas;
V – exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Coordenadoria
Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (CEBTP)
À Coordenadoria de Educação Básica e Profissional, responsável pelo acompanhamento, avaliação e definição de regras, instrumentos e monitoramento das atividades desse nível de ensino e dirigida por um servidor de nível superior, subordinado ao Diretor de Desenvolvimento do Ensino, compete:
I – analisar propostas e manifestar-se quanto a procedimentos referentes à atualização e implementação de projetos pedagógicos, criação ou extinção de cursos, em articulação com as unidades e subunidades responsáveis pela oferta;
II – promover a discussão, o acompanhamento e a avaliação dos cursos, definir regras, instrumentos e monitoramento da avaliação das atividades de ensino e subsidiar a Câmara de Educação Básica e Profissional;
III – divulgar regulamentações e normas nacionais e da UFPA, bem como o Catálogo Geral dos Cursos de Educação Básica e Profissional;
IV – promover a integração das ações da Educação Básica e Profissional com a Educação Superior;
V – exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Coordenadoria.
05. DIRETORIA DE INOVAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO (DIQUALE)
A Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino é subunidade administrativa subordinada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), dirigida por um servidor de nível superior, indicado pelo Pró-Reitor, à qual compete:
I - Coordenar programas e projetos de estímulo à inovação e ao desenvolvimento qualitativo para o Ensino de Graduação, de forma integrada e articulada com as subunidades e unidades acadêmicas e administrativas da UFPA;
II - Promover condições sistemáticas de estímulo à produção e compartilhamento de concepções e práticas inovadoras sobre metodologias do ensino superior, comprometidas com o aprimoramento da formação profissional ofertada na UFPA, em diferentes áreas do conhecimento e modalidades de ensino;
III - Coordenar o Espaço de Ensino Mirante do Rio, dos Blocos de Salas de Aula do Campus Básico e do Espaço de Ensino Proeg-Profissional.
A DIQUALE está estruturada por suas equipes técnicas, composta por três coordenadorias:
Coordenadoria de Apoio a Projetos de Ensino-Aprendizagem Inovadores (CAPI)
Coordenadoria de Apoio a Projetos de Ensino-Aprendizagem Inovadores é responsável pelo estímulo institucional ao desenvolvimento de práticas e concepções inovadoras de ensino-aprendizagem e formação profissional, sendo dirigida por um servidor de nível superior, subordinado à Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino. À CAPI compete:
I – Coordenar ações de fomento ao desenvolvimento de práticas e concepções inovadoras de ensino-aprendizagem e formação profissional;
II – Desenvolver uma visão organizacional baseada em recursos disponíveis para a promoção da inovação no ensino de graduação;
III – Coordenar ações de gestão estratégica, tecnológica e administrativa para a geração da inovação de práticas, concepções, produtos e processos de inovação no ensino de graduação.
Coordenadoria de Apoio à Infraestrutura para o Ensino (CAINFRA)
A Coordenadoria de Apoio à Infraestrutura para o Ensino é responsável pela concepção, execução e avaliação de programas, produtos e processos de incentivo à progressiva correção de problemáticas da infraestrutura ofertada ao ensino de graduação, no sentido de prover condições adequadas de infraestrutura física, aprimorando a eficiência de gestão de salas de aula, bem como, de processos e instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados dos projetos de infraestrutura ligados à PROEG. Dirigida por servidor de nível superior, subordinado ao Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino. À CAINFRA compete:
I – Coordenar ações de fomento à projetos de reestruturação da infraestrutura para o ensino de graduação ligados à Proeg;
II – Supervisionar a implementação de investimentos em processos de reestruturação da infraestrutura para o ensino de graduação ligada à Proeg;
III – Supervisionar a gestão organizacional dos blocos de salas de aulas da graduação sob a responsabilidade da PROEG.
Coordenadoria de Apoio à Gestão do Ensino (CAGE)
A Coordenadoria de Apoio à Gestão do Ensino, é responsável pela implementação e supervisão de programas de incentivo à inovação na gestão acadêmica e administrativa do ensino de graduação, com vistas à correção de problemáticas com a concepção de fluxos administrativos mais eficientes para os processos de gestão da graduação. É dirigida por um servidor de nível superior, subordinado à Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino. À CAGE compete:
I – Organizar ações de desenvolvimento de novas concepções e práticas de gestão acadêmica e administrativa nos cursos de graduação da UFPA;
II – Desenvolver fluxos de processos ligados à articulação, execução e monitoramento de programas de inovação na gestão do ensino de graduação;
III – Executar ações de desenvolvimento de programas de estímulo à inovação na gestão do ensino de graduação.
Coordenadoria de Apoio aos Espaços de Ensino (CAEE)
A Coordenadoria de Apoio Aos Espaços de Ensino é responsável pela administração das salas de aula dos blocos do Campus Básico e do Espaço de Ensino Mirante do Rio, bem como pelo bloco de salas PROEG-PROFISSIONAL, promovendo boas condições de infraestrutura, bem como, regras de uso e disponibilização desses espaços para melhor aproveitamento da infraestrutura para a oferta do ensino de graduação, a ela compete:
I – Promover o desenvolvimento de formas eficientes de organização do atendimento da demanda de salas de aula em articulação com as unidades acadêmicas atendidas;
II – Diagnosticar, demandar e supervisionar ações de reestruturação e manutenção da infraestrutura de salas de aulas nos blocos em questão;
III – Desenvolver ações de avaliação das ações e atendimentos realizados nos blocos de sala de aula.
06. DIRETORIA DE APOIO A DOCENTES E DISCENTES (DADD)
A Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD) é subunidade administrativa subordinada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), dirigida por um servidor, indicado pelo Pró-Reitor, à qual compete:
I - Propor, acompanhar e avaliar as políticas de ensino da UFPA em articulação com as unidades e subunidades acadêmicas, tendo como objetivo fundamental o monitoramento e a gestão de programas e ações estratégicas voltadas aos discentes e docentes da UFPA para visando garantir a excelência aos processos de formação dos estudantes.
A DADD está estruturada por suas equipes técnicas, composta pelas seguintes coordenadorias (duas delas formalizadas e uma ainda em fase de validação):
Coordenadoria de Orientação e Acompanhamento Discente (COAD)
À Coordenadoria de Orientação e Acompanhamento Discente, subordinada à Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes, coordenada por um servidor de nível superior, compete:
I – definir procedimentos e estratégias para aprimorar a relação discente-docente;
II – promover, regularmente, eventos acadêmicos, objetivando a divulgação de políticas institucionais e a inserção do estudante no ambiente universitário;
III – exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Coordenadoria.
Foi sugerida alteração na nomenclatura da coordenadoria, de forma a destacar as ações de acompanhamento realizadas junto aos discentes. Assim, a Coordenadoria de Orientação e Apoio ao Discente passa a ser denominada Coordenadoria de Orientação e Acompanhamento Discente.
Coordenadoria de Acompanhamento das Atividades Docentes (CAAD)
À Coordenadoria de Acompanhamento das Atividades Docentes, subordinada à Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes, coordenada por um servidor de nível superior, compete:
I – definir procedimentos e estratégias para aprimorar a relação discente-docente;
II – prestar assessoria didático-pedagógica ao docente;
III – promover, regularmente, eventos acadêmicos, objetivando a divulgação de políticas institucionais e a inserção do estudante no ambiente universitário;
IV – exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Coordenadoria.
Foi sugerida alteração na nomenclatura da coordenadoria, de forma a destacar as ações de acompanhamento realizadas junto aos docentes. Assim, a Coordenadoria de Orientação e Formação Docente passa a ser denominada Coordenadoria de Acompanhamento das Atividades Docentes.
Coordenadoria de Acompanhamento de Desempenho de Indicadores (CADI) *
À Coordenadoria de Acompanhamento de Desempenho de Indicadores, subordinada à Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes, coordenada por um servidor de nível superior, compete:
I - Coordenar e acompanhar o desempenho de indicadores, considerando os programas gerenciados pela subunidade;
II - Acompanhar os processos organizacionais da subunidade, visando a melhoria da gestão acadêmica;
III - Acompanhar e dar suporte técnico-administrativo às reuniões, consultorias, resultados, metas e iniciativas dos cursos aderentes do PGRAD-Acompanhamento;
IV - Realizar os cálculos dos indicadores dos cursos participantes do PGRAD-Acompanhamento, conforme ocorrência de consultorias nas unidades;
V - Executar outras atividades correlatas com as atribuições de sua coordenadoria.
*A Coordenadoria de Acompanhamento de Desempenho de Indicadores (CADI) teve sua criação proposta em março de 2020, no entanto, ainda que atuante na prática das ações acima descritas, a mesma ainda precisa ter critérios de estruturação esclarecidos.
07. DIRETORIA DE MOBILIDADE E GESTÃO DE PROGRAMAS (DMGP)
A Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas é exercida por um Diretor, subordinado ao Pró-Reitor de Ensino de Graduação, à qual compete:
I - Propor, acompanhar e avaliar as políticas de ingresso e mobilidade acadêmica no ensino de graduação da UFPA, que estão sob a responsabilidade dessa diretoria, em articulação com as unidades e subunidades acadêmicas;
II - Trabalhar com as ouvidorias direcionadas à PROEG, interagindo com as diretorias a fim de responder ao reclamante no menor tempo de resposta possível, por meio do sistema de ouvidoria;
III – assessorar ao Pró-Reitor de Ensino de Graduação na elaboração de documentos pertinentes à COPERPS, nos diversos processos seletivos;
IV – exercer outras atividades que assegurem o desempenho eficaz da Diretoria.
Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (COTIC)
À Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação, dirigida por um servidor de nível superior, subordinado a Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas, compete:
I - Controlar as atividades relacionadas à identificação e tratamento das necessidades tecnológicas da PROEG.
II - Realizar o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informações que auxiliam os diversos setores na condução ágil e eficiente de suas atividades, estabelecendo ações antecipadas para solucionar questões que venham promover o melhor gerenciamento das Diretorias da PROEG;
III – Garantir a manutenção do parque de informática e de infraestrutura, sendo responsável pela segurança da informação do ambiente informatizado de todos os setores da Pró-Reitoria, promovendo a aplicação de ações e procedimentos, baseados nas normas e padrões nacionais.
Coordenadoria de Mobilidade, Estágio e Bolsas (COMEB)
À Coordenadoria de Mobilidade, Estágio e Bolsas, dirigida por um servidor de nível superior, subordinado a Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas, compete:
I – elaborar e publicar anualmente material informativo aos discentes;
II – propor e coordenar as atividades de recepção discente, em articulação com as unidades e subunidades da UFPA;
III – estabelecer e acompanhar, em conjunto com as unidades e subunidades acadêmicas, a política de Estágio Curricular da UFPA e elaborar indicadores que favoreçam o fortalecimento e a ampliação dos campos de estágio;
IV - realiza o acompanhamento dos discentes da UFPA que participam de Mobilidades Acadêmicas Nacionais e Internacionais;
V - estabelece contato com IES que recebem os discentes da UFPA de modo a acompanhar o desempenho acadêmico do discente;
VI - realizar sistematicamente avaliações do processo de mobilidade com os Discentes estudando fora do Estado do Pará;
Coordenadoria Orçamentária e Financeira (COF)
À Coordenadoria Orçamentária e Financeira, dirigida por um servidor de nível superior, diretamente subordinado a Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas, compete:
I – Identificar fontes de financiamento e divulgá-las no âmbito da UFPA;
II – Acompanhar a realização financeira dos programas e projetos coordenados pela PROEG;
III – Assessorar as Diretorias da PROEG na execução orçamentária e financeira do Plano de Gestão Orçamentária e outros projetos vinculados à Pró-Reitoria;
IV – Propor ações visando ao aprimoramento das atividades de assessoria e prestação de serviços pela PROEG.
V – Propor ao Pró-Reitor o Plano de Gestão Orçamentária anual, e acompanhar e controlar a realização das despesas junto às Diretorias da PROEG, recomendando alterações quando for conveniente.
VI – prestar apoio administrativo aos procedimentos concernentes a execução dos processos licitatórios realizados pela PROEG.
VII – Realizar o controle junto às subunidades da PROEG, e anualmente prestar contas do Inventário Patrimonial da unidade, solicitando a destinação legal e adequada de materiais inservíveis, quando for o caso;
VIII – Propor, analisar e consolidar os pedidos de aquisição de material, mobiliário e de equipamentos originados das subunidades, visando cumprir o calendário de compras da UFPA.
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