Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > Proeg lança programa de tutoria voltado ao acompanhamento de discentes
Início do conteúdo da página

Proeg lança programa de tutoria voltado ao acompanhamento de discentes

Published: Saturday, 05 August 2023 19:04 | Hits: 642
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA acaba de lançar o Programa de Tutoria Discente, voltado ao acompanhamento de discentes. O novo programa contará com atividades de apoio e acompanhamento aos(às) discentes por meio de intervenções pedagógicas individuais e/ou coletivas realizadas nas unidades acadêmicas. O objetivo é evitar a retenção e/ou evasão de estudantes de graduação da UFPA.

Diferente do Programa de Educação Tutorial (PET), que é desenvolvido com a tutoria de um docente, o Programa de Tutoria Discente adota o modelo de tutoria por pares, em que um(a) estudante de nível mais avançado no curso, com um bom desempenho acadêmico, ocupa o papel de tutor(a), fornecendo apoio aos(às) discentes na graduação. Além do apoio acadêmico, o(a) tutor(a) também atuará na orientação sobre eventos, oportunidades e informações sobre as rotinas e os procedimentos institucionais que possam ajudar no percurso acadêmico dos(as) estudantes atendidos pelo projeto.

“O Programa de Tutoria auxiliará nas ações de acompanhamento do percurso acadêmico dos(as) discentes da graduação, para que possam concluir seus cursos no tempo e nas condições mais adequadas possíveis, indo ao encontro de outros programas institucionais como, UFPA: territórios de acolhimento e integração e projetos de ensino, pesquisa e extensão que se propõem a melhorar os indicadores da qualidade do ensino da graduação, com impactos na redução da retenção e evasão estudantil e a consequente melhora na taxa de sucesso. Esta será a experiência piloto do programa, que pretendemos avançar para todas as unidades da UFPA, a partir de uma parceria com a pós-graduação”, explica a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Loiane Verbicaro. 

01.08.2023 Tutoria Discente Foto Alexandre de Moraes 26Entre os benefícios que o programa vai trazer à comunidade acadêmica, estão: a melhoria do rendimento acadêmico dos(as) discentes tutorados(as); a integração entre discentes de diferentes cursos e diferentes áreas do conhecimento; o acolhimento das necessidades pedagógicas de estudantes ingressantes; o incentivo do uso de práticas pedagógicas que possam tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e efetivo e a oportunidade dos(as) discentes tutores(as) e demais acadêmicos(as) refletirem sobre os processos de inclusão e a importância da diversidade na universidade. 

“Embora seja uma iniciativa que se soma a várias outras da UFPA, no sentido de melhorar o desempenho acadêmico dos discentes da graduação, alguns pontos são diferenciais deste programa, entre eles, a Sala de Atendimento ao Estudante da Unidade(SAEU), que será disponibilizada em cada unidade participante; uma equipe na unidade responsável pelos projetos de ensino podendo articulá-los entre si e acompanhar tais atividades e a tutoria entre pares, que pode aumentar a confiança e a motivação dos(as) discentes tutorados na superação das dificuldades encontradas nos respectivos percursos acadêmicos”, comenta a professora Joelma Morbach, da Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD/Proeg).

O programa será desenvolvido com a elaboração e execução de um projeto de ensino dentro das unidades acadêmicas, que devem planejar as atividades articulando com as ações já existentes dentro de programas como o Monitoria, Labinfra etc. A seleção das unidades selecionadas para participar deste primeiro momento foi realizada pela Proeg, considerando a quantidade de alunos ativos PSE Indígenas e Quilombolas. A execução dos projetos já inicia neste mês de agosto, com reuniões e treinamentos. A tutoria será realizada de setembro a janeiro, e, a princípio, o programa terá como público prioritário o atendimento de discentes indígenas e quilombolas ingressantes de PSE/IQ e discentes que tenham ultrapassado o tempo mínimo para a conclusão de seus respectivos cursos.

01.08.2023 Tutoria Discente Foto Alexandre de Moraes 19“Temos o compromisso pela inclusão social e este programa se direciona a ações para garantir a permanência dos(as) discentes que eventualmente necessitem de um apoio nas suas trajetórias, garantindo experiências efetivas de aprendizagem, abordagens e metodologias educacionais diversificadas, em consonância com as diferentes áreas de conhecimento e em respeito às especificidades sociais, culturais, simbólicas, ideológicas e linguísticas dos(as) estudantes”, ressalta a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Loiane Verbicaro. 

Tutoria - Para participar do Programa de Tutoria Discente, o(a) candidato(a) a tutor(a) deve atender aos seguintes critérios: ser discente regular de curso de graduação da UFPA; ter cursado, com bom aproveitamento, no mínimo 50% da carga horária do curso de graduação; apresentar Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) maior ou igual a 7,0; ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para cumprir as atividades presenciais de tutoria e não ter vínculo empregatício e não receber qualquer outro tipo de bolsa (com exceção dos benefícios do programa de assistência estudantil da UFPA). Uma vez selecionados(as), os(as) tutores(as) vão receber uma bolsa mensal no valor de R$700 (setecentos reais), no período de 6 meses, podendo ser renovada. 

Caberá a este(a) tutor(a) elaborar e executar, em conjunto com o(a) professor(a) coordenador(a), o plano semestral de atividades;  orientar, acompanhar e assistir os(as) discentes tutorados(as) durante sua trajetória acadêmica; compartilhar com os(as) estudantes materiais e atividades que favoreçam o processo de aprendizagem; informar ao(à) professor(a) coordenador(a) sobre dificuldades encontradas e outras dúvidas que possam ser trabalhadas visando à melhoria no desempenho das atividades do programa e orientar os(as) discentes tutorados(as) quanto à utilização dos serviços prestados pela UFPA, entre outras atividades dispostas no plano de trabalho do projeto.

Já aqueles(as) que serão atendidos pela tutoria têm o compromisso de comparecer, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária das atividades da tutoria; de resolver as tarefas acadêmicas antes das sessões de tutoria; de comunicar ao(à) tutor(a) suas dificuldades e dúvidas; de informar, com antecedência, a impossibilidade de comparecer a uma sessão, apresentando a devida justificativa; e de avaliar o(a) tutor(a) e o programa de tutoria discente ao final do período letivo, respondendo a questionário enviado pela Proeg.

Para mais informações, acesse a página da Proeg ou entre em contato com a sua unidade acadêmica.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página