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Programa Monitoria aprova 105 projetos de ensino para o próximo período letivo

Published: Tuesday, 01 August 2023 19:22 | Hits: 1782
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A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, neste mês de julho, novos 105 projetos de ensino aprovados no Programa Monitoria para concessão de bolsas de monitoria para desenvolvimento no próximo período letivo, que inicia no dia 29 de agosto.

O Programa Monitoria integra uma série de políticas voltadas à qualidade e à inovação na formação acadêmica no âmbito da graduação. Tem por objetivos promover ações que visam tanto o desenvolvimento acadêmico-profissional do(a) discente monitor(a), como a qualificação das atividades curriculares dos cursos de graduação, proporcionando cooperação entre discentes e docentes e estimulando a troca de conhecimento e o contato com o mundo da docência.

Em 2023, já foram aprovados e executados 105 projetos no primeiro semestre, totalizando 210 projetos apoiados pelo Programa neste ano. Considerando desde a primeira edição do Programa, em 2017, já foram desenvolvidos mais de 900 projetos, impactando na qualificação de centenas de componentes curriculares e na formação de milhares de estudantes de graduação.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Verbicaro, “O programa de monitoria tem contribuído para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, estimulando ações didático-pedagógicas inovadoras e experiências capazes de promover a integração entre teoria e prática e entre saberes tradicionais, científicos e profissionais, por meio da proposição de percursos formativos diferenciados que oportunizam aos discentes experiências capazes de contribuir para o melhor acompanhamento pedagógico, com potencial para melhoria do seu aproveitamento acadêmico, favorecendo a permanência e a conclusão exitosa dos graduandos”.

Resultado Monitoria 2Boas experiências - A professora Suélen Merlo, da Faculdade de Educação Física do Campus Castanhal da UFPA, já participou de várias edições do Programa e atualmente aprovou o projeto “Ensino de Neurociências e Metodologias de Ensino-Aprendizagem”. Para ela, “Os projetos de ensino são a base da integração entre a pesquisa e a extensão. Busco integrar a relação desses conteúdos em base às pesquisas científicas, bem como com os projetos de extensão desenvolvidos na Faculdade de Educação Física”.

A docente Suélen Merlo destaca dois pontos sobre os projetos de ensino que tem desenvolvido com o apoio do Programa Monitoria: “O primeiro é a possibilidade de discutir a relevância de alguns temas que são visualizados com certo estranhamento na formação dos discentes. O segundo é estimular os alunos a aprenderem de forma mais autônoma, trazendo diversas abordagens para as aulas, como aulas teóricas-práticas com peças anatômicas, utilização de softwares tridimensionais das estruturas anatômicas, vídeos, trailers de filmes para discutir sobre doenças do sistema nervoso, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em equipes, ou seja, diversas abordagens, algumas mais tradicionais e algumas mais inovadoras, são utilizadas compreendendo que cada indivíduo é único e aprende de forma diferenciada”.

Uma das disciplinas em que a docente desenvolve o projeto de ensino com monitoria é Neuroanatomia, no Curso de Licenciatura em Educação Física, vista como uma disciplina complexa, na qual os alunos têm dificuldade de relacionar os conteúdos estudados com a formação profissional. “Temos trabalhado muito sobre as regiões envolvidas com o planejamento motor, sobre como as atividades motoras influenciam na neuroplasticidade e, consequentemente, na aprendizagem, bem como nas bases neurofisiológicas de transtornos do sistema nervoso e a relevância dos exercícios físicos nesses transtornos”, comenta a docente.

A avaliação das metodologias e abordagens realizadas também são importantes para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, segundo a professora Suélen Merlo: “O mesmo conteúdo pode ser abordado de diferentes maneiras. Questionários são aplicados, de forma voluntária, aos alunos, tentando identificar os pontos positivos e negativos ao longo do trabalho desenvolvido. Nesse sentido, o programa de monitoria auxilia no desenvolvimento das atividades, contribuindo na formação dos discentes e do monitor, através das trocas das experiências vivenciadas”, relata.

Resultado Monitoria 3A vivência da monitoria - Para o estudante Mateus Gusmão Rodrigues, que foi monitor da disciplina de Neuroanatomia do Curso de Licenciatura em Educação Física, a experiência na monitoria foi muito interessante. “Tive a oportunidade de relembrar e vivenciar os conteúdos acerca dessa área de conhecimento que é crucial para a formação dos discentes de educação física, pois a neurociência estuda processos de controle motor e assuntos relacionados à aprendizagem que um profissional qualificado necessita saber para ter um embasamento teórico em sua formação tanto acadêmica como profissional”, afirma o estudante.

Mateus Rodrigues conta também sobre o aprendizado de metodologias de ensino e o acompanhamento dos demais estudantes: “Como monitor, tive a oportunidade de aprender e experienciar como se organiza e são aplicadas as metodologias de ensino-aprendizagem, dessa forma, visualizando, na prática, a evolução dos alunos em seu processo de formação durante o período da disciplina de Neuroanatomia, alguns discentes possuindo dificuldades e outros, facilidades de adquirir um novo conhecimento, mediante diversas formas de aprendizado”.

Para ele, além do amadurecimento no conhecimento de conteúdos científicos da disciplina, pode desenvolver outras competências: “Na monitoria, consegui evoluir, adquirindo mais responsabilidade, foco e determinação nas minhas atividades acadêmicas. Percebo que a neurociências será muito importante para minha formação acadêmica e profissional, pois, em minha área, temos como um dos objetos de estudo a motricidade e a aprendizagem humana”, considera Mateus Rodrigues.

Monitoria voluntária - O Programa Monitoria lança editais anualmente. Há também o Programa Monitoria Voluntário, com inscrições abertas até o dia 11 de agosto. O edital está disponível no site da Proeg.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação Faculdade de Educação Física - Campus Castanhal

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