Página inicial > Notícias > UFPA e SBPC realizam evento de lançamento da 76ª Reunião Anual da SBPC, na quarta-feira, 23 de agosto

Published: Tuesday, 22 August 2023 15:56 | Hits: 287

Lancamento SBPC Portal

Em julho de 2024, a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai sediar a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No dia 23 de agosto próximo, das 9h30 às 12h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes (Setor Básico do Campus da UFPA em Belém), ocorrerá a sessão de lançamento do evento com o painel “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo”. A participação é aberta a toda a comunidade, sem necessidade de prévia inscrição. Haverá transmissão ao vivo também pelo Canal UFPA Oficial no YouTube.

O painel contará com quatro palestras de pesquisadores da UFPA, com a coordenação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o debate será conduzido pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, e pela secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales.

O professor Everaldo Barreiros de Souza vai tratar o tema “Floresta Amazônica e Mudanças Climáticas”; o professor Nils Edvin Asp Neto proferirá a palestra “Exploração de Recursos Naturais e Conservação do Bioma Amazônico; a professora Edna Castro, abordará o assunto “Transformação no Território, Conflitos e Perspectiva Política de Povos Amazônicos; e o professor Antônio Gomes Moreira Maués falara sobre “Direitos Humanos na Amazônia”.

A escolha da UFPA para sediar a SBPC 2024 ocorreu em reunião do Conselho da Sociedade Científica, com aprovação unânime dos seus membros. A Instituição já recebeu o evento em outras duas ocasiões: em 1983, com as atividades ocorrendo no Campus Guamá; e, em 2007, com a concentração das atividades no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Em 2024, o evento novamente ocupará os espaços do campus, às margens do rio Guamá.

Sobre a SBPC - A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel fundamental na promoção e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.