Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > Resultado da Homologação das Inscrições da seleção de Tutor(a) do grupo PET/UFPA - Geofísica
Início do conteúdo da página

Seminário Internacional discute a flexibilidade interdisciplinar nos cursos de graduação da UFPA

Published: Monday, 28 August 2023 10:10 | Hits: 1418

Seminário Internacional Flexibilização

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg/UFPA) realizará o Seminário Internacional de Flexibilização e Interdisciplinaridade na Educação Superior nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Campus Guamá da UFPA. O evento busca reunir gestores(as) e a comunidade acadêmica para dialogar sobre a ampliação da flexibilização curricular e interdisciplinaridade nos cursos de graduação da UFPA. 

A política de flexibilização viabiliza a construção de percursos curriculares mais flexíveis e com uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento de um perfil de egresso com competências e habilidades necessárias para a compreensão e atuação em sociedades cada vez mais complexas e diversificadas, estimulando a criatividade, a integração e o pensamento crítico e articulado entre as várias áreas do conhecimento.

Durante os três dias de evento, serão realizadas conferências pelo professor Abdeljalil Akkari (Université de Genève) e pela professora Karen Taylor (Ecole Internationale de Genève – Ecolint) para abordar a interdisciplinaridade, a transversalidade e a educação intercultural, bem como a inovação pedagógica pensada com base na flexibilização acadêmica, além de mesas-redondas para debater os principais desafios encontrados no processo de flexibilização curricular na educação de nível superior, com a participação de gestores(as) das unidades acadêmicas da UFPA. 

A flexibilização nos cursos da UFPA teve início em 2018, como parte de uma iniciativa para melhorar a qualidade do ensino de graduação da Instituição. Esse modelo incentiva a flexibilização curricular de 10% a 30% da carga horária do curso, que pode ser realizada em outras unidades da UFPA ou até em outras instituições. 

O evento é gratuito. Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia por meio de formulário virtual

Serviço:

Seminário Internacional de Flexibilização e Interdisciplinaridade na Educação Superior

Inscrições por meio de formulário.

Programação completa aqui.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página