Página inicial > Notícias > Resultado final da seleção de Subprojetos Pibid/UFPA - Edital Nº 04/2022 PROEG/UFPA

Cursos de graduação da UFPA são bem avaliados pelo MEC

Published: Tuesday, 12 September 2023 17:15 | Hits: 1834

Avaliacao Cursos Graduacao Portal

Os cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm obtido resultados significativos nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), em processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos. Em 2022 e 2023, 15 cursos foram avaliados ou passaram por processo de reconhecimento.

Nesse período, foram avaliados com a nota 5, conceito máximo da avaliação do MEC, os cursos de graduação em Medicina (Altamira), Agroecologia (Abaetetuba), Desenvolvimento Rural (Belém), Engenharia de Bioprocessos (Belém) e Terapia Ocupacional (Belém). Receberam a nota 4, com considerável avanço em suas avaliações, os cursos de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (Salinópolis), Letras Português (Cametá), Letras Inglês (Altamira), Letras Espanhol (Castanhal), Administração Pública (EaD), Artes Visuais (Belém), Cinema e Audiovisual (Belém), Letras Libras (Belém) e Química (Belém). O curso de Licenciatura em Física (Salinópolis) tirou a nota 3, em 2022, que também é considerada satisfatória.

As avaliações são realizadas por examinadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC, que é o responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estruturado para acompanhar a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Loiane Prado Verbicaro, “Os resultados têm reafirmado a qualidade e a importância dos cursos de graduação da UFPA para a sociedade, em especial para a região amazônica. É a confirmação de um árduo trabalho de planejamento coletivo que vem sendo desenvolvido por gestores, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores da UFPA ao longo dos anos”. E acrescenta: “A consolidação desse resultado também é reflexo do investimento em políticas institucionais consistentes para a graduação e em processos de autoavaliação que garantem o aprimoramento constante dos processos de ensino”.

Acompanhamento e Avaliação in loco - Na UFPA, as ações de planejamento relacionadas ao SINAES são realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DIDEN), pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Planejamento Institucional (PROPLAN), por meio da Diretoria de Avaliação Institucional (DIAVI), e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O monitoramento, a orientação e o acompanhamento dos cursos de graduação têm sido ações realizadas pela PROEG e pela PROPLAN, que contribuem para a melhoria contínua dos resultados obtidos pela UFPA nas últimas avaliações.

As ações orientam os cursos sobre as dimensões “Organização Didático-Pedagógica”, “Corpo Docente e Tutorial” e “Infraestrutura”, previstas nos instrumentos de avaliação e que subsidiam as visitas in loco da comissão avaliadora do INEP.

“Os processos avaliativos dos cursos de graduação têm contribuído para o planejamento institucional e para reflexão acerca dos processos formativos da graduação, com impactos concretos na qualidade dos cursos”, afirma a Professora Selma Costa Pena, diretora de Desenvolvimento do Ensino da PROEG.

Planejamento e trabalho coletivo – Diversas iniciativas integram a Política Institucional voltada à melhoria da qualidade dos cursos de graduação, como o instrumento AVALIA, o Programa de Monitoramento dos Indicadores de Qualidade da Graduação, o Acompanhamento Institucional de Cursos de Graduação (PGRAD-ACOMPANHAMENTO), o Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (LABINFRA) e o Programa de Monitoria.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da PROEG e da PROPLAN
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA