Página inicial > Notícias

Representantes da Unesp visitam UFPA para debater modelo de ingresso de populações tradicionais no ensino superior

Published: Tuesday, 26 September 2023 17:36 | Hits: 1633

visita Unesp

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita da pró-reitora de Graduação e do chefe de Gabinete da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), os professores Célia Giacheti e Cesar Martins, respectivamente. Os dois estiveram em Belém para trocas institucionais em relação a políticas de ingresso de populações tradicionais no ensino superior.

Os gestores foram recepcionados pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, que falou sobre o Processo Seletivo Especial destinado a candidatos(as) indígenas e quilombolas que buscam uma vaga na UFPA, o chamado PSE-IQ. Eles também tiveram agenda com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro.

“A Unesp está, neste momento, avaliando novas formas de inclusão, e a UFPA é, hoje, uma referência quando se fala em políticas afirmativas voltadas a populações indígenas e quilombolas. Nosso objetivo com a visita foi poder conhecer melhor essa experiência positiva para pensarmos em formas de aproximação voltadas a nos auxiliar neste que é um processo desafiador, mas indispensável à nossa missão de fazer educação pública”, resumiu Giacheti.

Atualmente, a Unesp mantém como modalidade de ingresso para cursos de graduação o vestibular tradicional, desempenhos em olímpiadas científicas e, no caso de vagas remanescentes do vestibular tradicional, notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição anunciou também a adesão ao Vestibular Paulista Seriado, batizado de “Provão Paulista”, a partir de 2024.

“Temos alunos indígenas hoje? Temos, mas bem menos do que gostaríamos ou seria necessário incluir. Por isso estamos, agora, discutindo novas formas de entrada que tornem a nossa universidade cada vez mais inclusiva”, defendeu a pró-reitora da Unesp. “Trata-se de um processo desafiador, porque, ao mesmo tempo que pensamos formas de acesso especial, precisamos ofertar condições de permanência, e a UFPA, que já é parceira em outras frentes, tem muito a ensinar em relação a essa política. Já caminhou mais que a gente”, avaliou Cesar Martins.

O reitor da UFPA falou sobre como o PSE-IQ integra as políticas de ações afirmativas da UFPA que garantem o acesso de populações tradicionais ao ensino superior na maior universidade da Amazônia, com oferta exclusiva para candidatas(os) indígenas e quilombolas que não realizaram ou iniciaram curso de graduação e que se encontram em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional.

“Não é um processo fácil, são inúmeros os desafios, mas é extremamente recompensador. Temos, ao longo dos anos, oportunizado o acesso de indígenas e quilombolas ao ensino superior, garantindo a conquista de direitos a populações que têm sido alvo de muitas violências ao longo da história”, assinalou Tourinho.

Seminário consultivo – Anualmente, a UFPA realiza um seminário consultivo em busca de promover um espaço para o aprimoramento e a construção coletiva do Edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas. O objetivo é avançar com o compromisso de tornar a Instituição cada vez mais inclusiva, diversa e plural, considerando a importância do protagonismo estudantil e de se ouvir os principais afetados pelas políticas de ações afirmativas.

Em 2023, a programação foi realizada no mês de junho e contou com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (Adis),  da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), do Centro de Processos Seletivos (Ceps), da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA), da Associação dos(as) Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ), da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), além de representantes de diversas outras unidades da Universidade, que puderam colaborar com a delimitação de todas as etapas da seleção e com a elaboração e finalização do texto do Edital do PSE-I/Q 2024, lançado no mês de julho.

PSE-IQ – Para 2024, o Processo de Seleção Especial para Indígenas e Quilombolas da UFPA oferece 394 vagas para estudantes indígenas e 394 vagas para estudantes quilombolas, em 197 cursos de graduação. A seleção especial é composta por prova de Redação em Língua Portuguesa, a ser realizada no próximo domingo, 1º de outubro, e entrevista entre os dias 30 de novembro e 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023. Haverá aplicação das provas para candidatos(as) quilombolas nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Baião, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure. Os candidatos (as) indígenas terão a opção de realizar a prova em Altamira ou Belém.

Mais informações no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Texto: Edmê Gomes – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA