Página inicial > Notícias > Certificados SEPEDUC 2021

UFPA é a 28ª melhor universidade brasileira na edição 2024 do Times Higher Education World University Rankings

Published: Tuesday, 10 October 2023 13:49 | Hits: 773

ranking

No último dia 27 de setembro, foi lançada a edição 2024 do Times Higher Education World University Rankings (THE WUR), na qual a Universidade Federal do Pará (UFPA) aparece novamente entre as melhores universidades do mundo. Este é o sexto ano consecutivo em que a instituição é ranqueada, sendo considerada a 28ª melhor universidade brasileira entre 56 instituições classificadas.

Das mais de 1.900 instituições classificadas como as melhores do mundo, a UFPA performou na posição 1501+, como na edição 2023 (publicada em 2022), apesar do aumento do número de instituições participantes nesta nova edição.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “Em que pesem as limitações das métricas consideradas pelos rankings internacionais para medir a qualidade das universidades, é muito significativo que a UFPA alcance resultados comparáveis em nível mundial e performe com regularidade nas principais avaliações. As posições da instituição nos rankings têm sido um bom termômetro para percebermos como a universidade tem expandido as suas fronteiras e a sua capacidade de gerar impactos positivos na educação e na ciência”.

O THE WUR avalia indicadores de desempenho das universidades agrupados em cinco áreas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, inserção internacional da instituição e transferência de conhecimento para a indústria. Nesta edição a metodologia do THE WUR foi modificada tanto com adição de novas métricas, quanto na mudança de metodologias de coleta de dados sobre as instituições. Essas alterações limitam a comparação do resultado deste ano com as edições anteriores.

As maiores pontuações da UFPA na edição 2024 do ranking foram nas áreas de ensino e inserção internacional, mantendo bons índices ainda nas áreas de transferência de conhecimento para a indústria (incluindo patentes) e qualidade da pesquisa, que considera o potencial, a excelência e a influência da produção científica da instituição, além do impacto das citações internacionais.

As universidades brasileiras que melhor performaram no THE WUR 2024 foram: Universidade de Oxford (Reino Unido),  Universidade de Stanford (Estados Unidos), Instituto de Tecnologia  de Massachusetts (Estados Unidos), Universidade de Havard (Estados Unidos) e Universidade de Cambridge (Reino Unido).