Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Traduções

ptzh-CNenfrdeitjarues

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > Certificados SEPEDUC 2021
Início do conteúdo da página

UFPA é a 28ª melhor universidade brasileira na edição 2024 do Times Higher Education World University Rankings

Published: Tuesday, 10 October 2023 13:49 | Hits: 773

ranking

No último dia 27 de setembro, foi lançada a edição 2024 do Times Higher Education World University Rankings (THE WUR), na qual a Universidade Federal do Pará (UFPA) aparece novamente entre as melhores universidades do mundo. Este é o sexto ano consecutivo em que a instituição é ranqueada, sendo considerada a 28ª melhor universidade brasileira entre 56 instituições classificadas.

Das mais de 1.900 instituições classificadas como as melhores do mundo, a UFPA performou na posição 1501+, como na edição 2023 (publicada em 2022), apesar do aumento do número de instituições participantes nesta nova edição.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “Em que pesem as limitações das métricas consideradas pelos rankings internacionais para medir a qualidade das universidades, é muito significativo que a UFPA alcance resultados comparáveis em nível mundial e performe com regularidade nas principais avaliações. As posições da instituição nos rankings têm sido um bom termômetro para percebermos como a universidade tem expandido as suas fronteiras e a sua capacidade de gerar impactos positivos na educação e na ciência”.

O THE WUR avalia indicadores de desempenho das universidades agrupados em cinco áreas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, inserção internacional da instituição e transferência de conhecimento para a indústria. Nesta edição a metodologia do THE WUR foi modificada tanto com adição de novas métricas, quanto na mudança de metodologias de coleta de dados sobre as instituições. Essas alterações limitam a comparação do resultado deste ano com as edições anteriores.

As maiores pontuações da UFPA na edição 2024 do ranking foram nas áreas de ensino e inserção internacional, mantendo bons índices ainda nas áreas de transferência de conhecimento para a indústria (incluindo patentes) e qualidade da pesquisa, que considera o potencial, a excelência e a influência da produção científica da instituição, além do impacto das citações internacionais.

As universidades brasileiras que melhor performaram no THE WUR 2024 foram: Universidade de Oxford (Reino Unido),  Universidade de Stanford (Estados Unidos), Instituto de Tecnologia  de Massachusetts (Estados Unidos), Universidade de Havard (Estados Unidos) e Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Leia também

UFPA melhora desempenho e ocupa a 121ª posição no ranking QS Latin America and Caribbean 2024

UFPA sobe para a 71ª colocação entre as melhores Universidades da América Latina

UFPA se destaca entre as 400 universidades do mundo que mais contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Center for World University Rankings aponta a UFPA entre as melhores universidades do mundo

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página