CONDICap se reúne na UFPA para debater ações de formação de professores
A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) sediou a 3ª Plenária do Conselho Nacional de Dirigentes de Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICap). O encontro encerrou o ciclo de reuniões ordinárias de 2023 e discutiu questões referentes ao funcionamento dessas instituições federais, assim como o debate e o planejamento de programas e ações de formação de professores no âmbito da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O Conselho reúne os dirigentes dos 24 Colégios e Escolas de Aplicação do Brasil.
A solenidade de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro; do diretor e da diretora-adjunta da Escola de Aplicação da UFPA, Edilson Neri Junior e Luiza Helena de Oliveira Pires; da presidente do CONDICap, Maristela de Oliveira Mosca; da vice-presidente do CONDICap, Fátima Galvão; e da secretária-geral do Condicap, Juliane La Banca.
“Estas reuniões do Conselho promovem o fortalecimento dos Colégios de Aplicação como um campo de ensino e extensão e, especialmente, como um campo primeiro e privilegiado da formação docente. São dias em que conseguimos debater sobre essas questões, sobre os nossos avanços na negociação com o governo, nas relações orçamentárias, nas relações de projetos interinstitucionais, entre outras temáticas”, avaliou a presidente do Conselho, Maristela Mosca.
Egressa da Escola de Aplicação da UFPA, a pró-reitora de Ensino de Graduação recordou com carinho da sua experiência formativa na instituição. “Eu me sinto especialmente feliz e em casa, aqui. As Escolas de Aplicação trazem uma importante contribuição para a sociedade em termos de formação, de tal modo que repercute, sobremaneira, na formação superior”, avaliou Loiane Verbicaro.
A reunião deliberativa foi precedida por uma ação de conscientização ambiental. Os dirigentes presentes foram convidados por estudantes das séries iniciais do ensino fundamental a realizarem o plantio de 25 mudas de espécies ornamentais nativas, 24 representando os Colégios e Escolas de Aplicação de todo o país e a última representando a UFPA.
“O encontro foi muito positivo, pois, além de apresentarmos os resultados das ações realizadas pelo Condicap ao longo do ano, debatemos temas importantes relacionados a questões de orçamento dos Colégios e Escolas de Aplicação, a políticas de acesso e permanência de estudantes, assim como definimos a agenda de mobilização junto ao Ministério da Educação para o próximo ano”, ressaltou Edilson Neri Junior, diretor da Escola de Aplicação.
O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, e esta foi a segunda vez que o encontro foi realizado na capital paraense.
Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA
Redes Sociais