Página inicial > Notícias > PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA - DOCENTES

IX Enalic permite espaço de diálogo sobre formação inicial de professores

Published: Wednesday, 27 December 2023 14:21 | Hits: 294

O evento “IX encontro Nacional da Licenciatura (Enalic), “VIII Seminário Nacional do PIBID” e “III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica” foi realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro na Universidade do Vale do Taquari (Univates), na cidade de Lajeado no Rio Grande do Sul.

Com o tema “Democracia e direitos humanos na formação docente: (Re)construção das políticas educacionais”, o IX Enalic promoveu um espaço de diálogo entre professores(as) da educação básica e professores(as) do ensino superior, licenciandos(as), pesquisadores(as), pós-graduandos(as) e demais profissionais da educação, a partir de debates e reflexões sobre questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Os(as) estudantes da Universidade Federal do Pará, vinculados(as) ao Programa Residência Pedagógica (RP) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) participaram do evento com apresentações de trabalhos acadêmicos.

Durante o IX Enalic, a discente do curso de Licenciatura em Matemática, Emanuelly da Silva Ferreira, recebeu o prêmio Paulo Freire. O prêmio reconheceu o trabalho "Torneio Matribruxo: uma sequência didática para o ensino de porcentagem e potenciação”, como um dos 10 melhores publicados por bolsistas do Pibid da região Norte.

Também participaram do evento, as coordenadoras institucionais do Programa Residência Pedagógica, professora Roseane Matos Fernandes, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Joelma Morbach, vinculadas a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA.