Página inicial > Notícias > Proeg torna pública a Instrução Normativa que regulamenta o Trabalho de Curso

Evento da UFPA socializa resultados de programas de qualificação do ensino de graduação

Published: Wednesday, 27 December 2023 17:23 | Hits: 281

Sepeduc 2023 capa

Centenas de estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) tiveram a oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados de seus trabalhos desenvolvidos no âmbito de cinco programas de qualificação do ensino: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid); Programa de Residência Pedagógica (RP); Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica - PGRAD Labinfra; Subprograma Monitoria - PGRAD-Monitoria; e Programa de Educação Tutorial (PET).

De 11 a 13 de dezembro, foram realizados simultaneamente pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) o Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc) e o II Seminário Institucional Integrado PIBID-RP, que tiveram uma sessão de abertura conjunta na manhã do dia 11, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Participaram da mesa solene o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro; o diretor de Inovação e Qualidade do Ensino, Maurício da Silva Borges; a diretora de Apoio a Docentes e Discentes, Joelma Morbach; a coordenadora de Acompanhamento Curricular, Roseane Matos Fernandes; e o discente Alan de Sousa Nunes, um dos coordenadores-gerais do Diretório Central dos Estudantes da UFPA.

Sepeduc 2023 2Na sequência da abertura, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva proferiu a conferência “Educação, Cultura e Sustentabilidade: desafios e perspectivas da graduação na UFPA”. Em sua explanação, o professor apresentou dados sobre o acesso à creche e todos os níveis do ensino fundamental e do ensino médio no Brasil, evidenciando como a Região Norte, historicamente, possui os piores indicadores de acesso à educação, à saúde e ao saneamento básico em comparação às demais regiões brasileiras.

Gilmar Silva também mostrou a relação da promoção de uma educação de qualidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, não só no que se refere à formação educacional, mas também à criação de condições de vida digna para todas as pessoas, acesso garantido a direitos universais e sustentabilidade ambiental.

Por fim, defendeu um investimento equitativo em ciência e tecnologia na Amazônia, que permita soluções para práticas econômicas ambientalmente sustentáveis que beneficiem as comunidades locais, assim como promova a integração de programas educacionais que valorizem as culturas indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de outras comunidades tradicionais. “Queremos que a Região Norte tenha protagonismo nacional e internacional nos debates atuais por meio de ações concretas e políticas públicas”, ressaltou.

Sepeduc 2023 3Ao longo dos três dias de programação dos seminários, os estudantes bolsistas dos programas e seus respectivos orientadores socializaram as experiências e os impactos de suas atividades tanto no ensino de graduação quanto na Educação Básica, por meio das licenciaturas. Houve mesas-redondas, comunicações orais e sessão de posters. Estudantes de vários municípios onde a UFPA possui campus compareceram em caravana para participaram do evento.

Para a pró-reitora Loiane Verbicaro, “esses seminários integrados são um importante momento para o compartilhamento dos projetos de ensino que são desenvolvidos na Universidade Federal do Pará e para o diálogo com a comunidade acadêmica, tanto nos cursos de bacharelado quanto nas licenciaturas. Estes projetos favorecem o protagonismo estudantil e a diversidade de perspectivas didático-pedagógico-metodológicas que devem nortear as práticas de ensino. O evento contou com a participação de discentes, professores(as), técnicos(as) e gestores(as) dos vários campi da UFPA para discutir os resultados do trabalho que vem sendo realizado e que vem transformando o ensino na nossa universidade.”

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA