UFPA realiza Seminário sobre o Parfor Equidade
A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou no dia 09 de abril o "Seminário Parfor Equidade", no campus de Castanhal.
O evento é uma das etapas do processo de implementação das licenciaturas em Educação do Campo, em Educação Especial Inclusiva e em Intercultural Indígena que foram aprovadas no Edital n° 23/2013 do Parfor Equidade, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
A programação do Seminário contou com Mesas e Grupos de Trabalho voltados a dialogar e debater sobre a importância da formação de professores da Educação Básica, dentro de uma perspectiva que reconhece e valoriza a diversidade e a inclusão.
A primeira mesa tratou do tema "Parfor Equidade e os desafios para a formação de educadores nas Amazônias" e foi mediada por Adolfo da Costa Oliveira Neto, coordenador do Parfor Equidade na UFPA e contou com a participação de Vanderlucia da Silva Ponte, professora da UFPA e articuladora de ações ligadas a Licenciatura Intercultural Indígena; de Magno Kamiran Tembé, líder indígena; de Débora Alfaia, professora da UFPA e articuladora das ações da licenciatura em Educação Especial Inclusiva; de Viviane Leite, professora de Educação Inclusiva, de Raquel da Silva Lopes, professora da UFPA e pesquisadora de Educação e Cultura na Amazônia e de Marcela Acioli de Nazaré, membro do Grupo de Trabalho de Psicologia e Povos Indígenas no Conselho Regional de Psicologia 10° região.
Já a segunda mesa "Orientações e organização dos grupos de trabalho sobre o acesso, permanência e as características de formação de professores na Amazônia na perspectiva da equidade" contou com a participação de Selma Costa Pena, Pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), em exercício; de Lúcia Harada, Procuradora Institucional (PI), de Márcio Lima do Nascimento, coordenador Geral do Parfor/UFPA, de Doriedson do Socorro Rodrigues, diretor do Centro de Processos Seletivos (Ceps), de Julieta Cristina de Andrade Jatahy, diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac), de Arlete Marinho Gonçalves, coordenadora de Acessibilidade (Coacess/Saest).
Durante o Seminário, representantes de movimentos sociais, secretários municipais de Educação e professores da Educação Básica puderam dialogar sobre o acesso, a permanência e a proposta pedagógica que está sendo pensada para formação de educadores na/da Amazônia.
Redes Sociais